Ouça ao vivo

Campinas fará parte da rota da Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016

O Comitê Rio 2016 anunciou, nessa sexta-feira que a Tocha Olímpica vai percorrer cerca de 300 cidades brasileiras, entre elas todas as capitais estaduais, até agosto de 2016, quando chegará ao Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Nesse período, a tocha vai pernoitar em 82 municípios brasileiros, dentre eles Campinas. No Estado de São Paulo, outras oito cidades, também vão permanecer com o principal símbolo dos Jogos Olímpicos de um dia para o outro. Cada um desses municípios vai receber um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações.

No processo de indicação dos condutores da tocha, a população será chamada a indicar os escolhidos em cada cidade do roteiro. O circuito básico da tocha foi definido baseado em critérios logísticos, turísticos e culturais.

A jornada da tocha começa em maio de 2016, na Grécia, onde será acesa em Olímpia, cidade-berço das Olimpíadas. Depois, viaja uma semana por cidades gregas até chegar à capital Atenas. De lá, a tocha segue direto para o Brasil num avião.

Durante a rota do revezamento no Brasil, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, movendo-se por 19,7 mil km de rota terrestre e 8,8 mil km de rota aérea, em até 4 cidades por dia.

A segurança da Tocha, dos condutores e do Comboio fica por conta do governo federal. Já a cidade que recebe a Tocha se compromete a encabeçar força-tarefa para o planejamento, segurança, gestão do tráfego e de resíduos, serviços de suporte, realização da Cerimônia de Celebração e promoção local do revezamento.

 

Foto: Comitê Rio 2016

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.