Ouça ao vivo

Software de classificação do tomate vence o Desafio Unicamp 2015

Um software de análise eletrônica para a classificação do tomate foi o vencedor do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, uma competição de modelos de negócio a partir de tecnologias geradas na universidade. O dispositivo detecta defeitos e classifica os frutos de acordo com a classe e a cor. Com isso a análise eletrônica, o produtor tem redução de custos e permite elevar a qualidade dos tomates que serão comercializados. O sistema também aperfeiçoa a logística de distribuição do produto, já que o software é capaz de separar os frutos mais maduros, que podem ser comercializados em cidades mais próximas. O projeto para classificação do tomate era um dos seis finalistas e saiu vencedor numa disputa com outras seis iniciativas que apresentaram ideias como a substituição da gordura trans na produção de alimentos, um chuveiro ligado a um aplicativo que permite o controle do uso de água e de energia e a substituição da goma arábica pela goma de cajueiro na produção de emulsificantes.

A aluna de engenharia agrícola da Unicamp e integrante do grupo vencedor do Desafio deste ano, Maria Eduarda Moreira, afirma que a ideia é buscar os recursos necessários para levar a proposta em frente. O diretor executivo da agencia de inovação da Unicamp, Milton Amorim, afirma que todos os projetos apresentados serão enviados ao programa de incubação de empresas da universidade para ajudar os alunos a buscarem recursos para desenvolverem suas ideias.

O Desafio Unicamp foi ampliado para outras instituições de ensino do país e registrou um aumento de 60% nas inscrições. Durante o processo foram avaliados 70 projetos que envolveram 296 alunos.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.