Ouça ao vivo

Campinas tem 51 mil casos de dengue e supera em 20% epidemia de 2014

Campinas chega a 51 mil casos de dengue. O número supera cerca de 20% o total de casos no ano passado, quando a cidade registrou a maior epidemia da história, sendo o município com mais notificações da doença em todo o Brasil. 2014 fechou com 42600 casos.

Esses mais de 50 mil só neste ano são referentes às ocorrências confirmadas de janeiro até o dia 26 de junho. Elas correspondem a cerca de 10% dos casos de todo o estado de São Paulo. O Secretário Municipal de Saúde, Cármino de Sousa, diz que momento é de se concentrar para evitar uma nova epidemia no ano que vem.

Sobre o porque da cidade ter esses números, o secretário destacou a infraestrutura da cidade, que proporciona um grande fluxo de pessoas. A quantidade de casos em Campinas supera os registrados no município de São Paulo, que tem uma população 10 vezes maior.

Sobre as ações diante das mais de 50 mil confirmações de dengue, a prefeitura de Campinas diz que elas vão seguir o mesmo princípio que é de prevenção, com foco na eliminação de criadouros.

A administração também reforça que entre 80 e 90% dos casos de dengue são domésticos, o que significa que a pessoa foi picada pelo mosquito na própria residência ou no entorno. O mosquito aedes aegypti também é o transmissor da febre amarela, chikungunya e zika vírus.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.