Ouça ao vivo

Área de instituto federal segue abandonada em Campinas

Mais de um ano depois do lançamento da pedra fundamental, o terreno do Instituto Federal São Paulo, no Satélite Íris em Campinas, está abandonado. A área não recebe caminhões há pelo menos quatro meses. Uma placa informa sobre o investimento do Ministério da Educação, mas os valores não estão mais visíveis. Ao redor do espaço, as telas do alambrado foram removidas e restaram somente as hastes de metal. Acostumado com o cenário, Clayton Campos tem um comércio na mesma rua e conta que se animou quando soube da obra.

Ele conta que esperava melhorias definitivas e que pensou em abrir uma lanchonete no local. Ainda de acordo com Clayton, o terreno chegou a passar por terraplanagem e recebeu caminhões com materiais de construção. Mas depois de um tempo, tudo foi desaparecendo aos poucos. A preocupação dos moradores da região é de que o terreno permaneça abandonado e se torne mais um ponto de esconderijo para bandidos, já que a rua Heitor Lacerda Guedes fica em um ponto isolado do bairro.

O evento de lançamento da obra aconteceu no dia 6 de junho de 2014 e contou com a participação do prefeito, Jonas Donizette, do reitor do IFSP, Eduardo Módena e do presidente do CTI, Victor Mammana. Consultado, o Instituto Federal São Paulo explicou através da assessoria que a empresa vencedora da licitação foi impedida de receber um aditivo financeiro para a construção porque tinha débitos com a Receita Federal.

Segundo o comunicado, a situação era regular no processo licitatório, mas mudou no período do pedido e por isso o instituto diz que aguarda um momento econômico mais favorável para uma nova licitação. A instituição ainda afirma que não existe previsão para concluir a construção e que não tem condições de fazer patrulhamento para evitar invasões e furtos do material que foi depositado no local. Já o Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher, não soube informar quem seria o responsável por enviar um posicionamento.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.