Ouça ao vivo

Comércio de Campinas tem pior Dia dos Namorados dos últimos 15 anos

Pela primeira vez em 15 anos, as vendas no comércio do Dia dos Namorados caíram em Campinas. Essa é uma data que costuma animar os comerciantes, mas se comparar com a do ano passado, houve uma retração de quase 1%. A data só completa o cenário ruim. O 1° semestre de 2015, no comparativo com o de 2014, teve queda nas vendas de quase 2%. Os números são da Associação Comercial e Industrial de Campinas, a ACIC.

Além da retração nas vendas e consequentemente baixa no faturamento do comércio, o perfil do consumidor nos primeiros seis meses deste ano apresenta uma mudança – as compras à vista cresceram 3,5%. Com queda de 5,6% nas vendas a prazo. Isso é reflexo da insegurança com o momento no país. Eliane Nunes e Zilá Martins só compram com dinheiro na mão.

Esse novo perfil deve ser aproveitado pelos comerciantes nesse momento delicado da economia. A presidente da Acic, Adriana Flosi, destaca a importância de se investir, por exemplo nas liquidações.

Mesmo com aumento nas compras a vista, a inadimplência em Campinas no mês de junho aumentou em quase 10% se comparar com junho de 2014. No semestre também houve crescimento da inadimplência em 8,6%. Há mais de 93 mil registros vencidos a mais de 30 dias e não pagos, representando cerca de R$ 67 milhões que deixaram de circular no comércio campineiro.

Na Região Metropolitana de Campinas, 1° semestre também foi ruim com queda no faturamento e nas vendas. A RMC tem quase um milhão de inadimplentes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.