Ouça ao vivo

Ouro Verde e Campo Grande lideram índices de criminalidade

A área do 9° Distrito Policial, que abrange a região do Ouro Verde e Campo Belo em Campinas fecha o 1° semestre de 2015 com os maiores índices de criminalidade. 30% dos 69 assassinatos aconteceram no local e quase 25% dos 103 roubos de carga registrados no município.

O delegado titular, Luís Paulo Oliveira Silva, reforça que uma estrutura maior poderia trazer mais efetividade. A área abrange quase 400 mil pessoas. Sobre os homicídios destaca questões como tráfico e sobre roubos de carga, cita o distrito industrial, rodovias e o aeroporto de Viracopos.

A área central do 1° DP lidera os roubos gerais, representando 20% dos registados na cidade. Foram 854 nos primeiros seis meses desse ano, contra 819 no mesmo período do ano passado. A região do Taquaral do 4° DP teve queda nos roubos de veículos neste primeiro semestre, se comparado a 2014. 328 contra 218 neste ano. Apesar da redução, a região lidera os roubos de veículos em Campinas, com 15% do total. O delegado da 1° Seccional de Campinas, José Rollim Neto, destaca o fluxo de pessoas e veículos nestas áreas e sobre o centro, reforça a questão dos moradores de rua.

A Polícia Civil destaca que essas ações de roubos não estão especificamente ligadas a quadrilhas. As investigações destacadas são as que envolvem grupos organizados, sendo as cargas os principais alvos. Nesse sentido, os dois delgados reforçam ação da DIG, com identificação de 30 suspeitos neste ano.

A Polícia A Militar também foi questionada pela reportagem sobre os índices de criminalidade em Campinas e respondeu por nota. A PM reforçou que faz policiamento preventivo e que intensifica constantemente, nas áreas que mais vulneráveis com base nas estatísticas. Destacam operações em locais com grande fluxo de pessoas e veículos, ações noturnas, fiscalização de trânsito, de preservação da ordem pública e infrações penais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.