Ouça ao vivo

Prefeitura de Americana fecha nove Unidades de Saúde

Na busca de minimizar a crise financeira em que passa, a prefeitura de Americana demitiu  410 funcionários RPAs (Regime de Pagamento Autônomo). Quase 300 são da área de Educação e o restante da Saúde. A administração explicou que na área de educação eram 150 professores e cerca de 70 auxiliares, no trabalho de limpeza por exemplo

Desde janeiro desse ano a prefeitura demitiu cerca de 1,5 mil servidores devido à crise e a dívida de cerca de R$ 1 bilhão.

O prefeito de Americana, Omar Najar, comentou que a demissão dos trabalhadores em RPAS, deve gerar uma economia de pouco mais de um R$ 1 milhão de reais por mês.

Para enxugar os custos, na área de saúde o prefeito confirmou a redução da quantidade de unidades básicas de 24 para 15. Segundo ele, foi verificado que existiam duas unidades em menos de quinhentos metros. Mas, para o prefeito, isso não vai prejudicar a população, que deverá ser atendida com mais qualidade.

Com o corte também na área da educação, alunos dos Centros Integrados de Educação Pública do Zanaga e do São Jerônimo podem ter agrupamento de estudantes por disciplina. Com relação a isso, Omar Najar nega que as classes estejam com cerca de 50 alunos cada.

Os servidores municipais de Americana estão em estado de greve desde a segunda-feira, dia 27 de julho.  Uma audiência de Conciliação está marcada para o próximo dia 07 no Ministério Público do Trabalho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.