Ouça ao vivo

13% dos professores de Campinas não tem formação adequada

13% dos professores campineiros que trabalham na educação básica não têm formação escolar adequada, segundo os dados revelados pelo Compromisso Campinas pela Educação. O movimento foi criado em 2007, buscando a mobilização da sociedade civil para o desenvolvimento de dados, estudos e discussões sobre a qualificação da educação. De acordo com o balanço divulgado, esse contingente é formado por docentes sem nível superior ou formados em áreas que não são aquelas em que atuam.

Segundo a professora da Faculdade de Educação da Unicamp, Angela Soligo, a lei permite lecionar na educação infantil aqueles professores que possuem o antigo magistério, mesmo que não tenham o curso pedagógico. A partir do sexto ano, ela afirma que a situação fica ainda mais preocupante quando o professor não tem a formação adequada. De qualquer modo, a professora Angela Soligo afirma que este índice já foi maior e que grande parte desse contingente de professores sem a formação escolar adequada já estão próximos da aposentadoria.

Os dados apresentados pelo Compromisso Campinas pela Educação apontam ainda que 3 mil jovens entre 15 e 17 anos abandonaram a escola antes de concluir os estudos e mais da metade dos adolescentes matriculados não se encontram em níveis de ensino adequados às suas faixas etárias

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.