Ouça ao vivo

Prefeitura de Campinas quer reativar o aterro Delta A

A Prefeitura de Campinas estuda reativar aterro Delta A por mais 3 anos. O local deixou de ser utilizado no ano passado por ter atingido sua da capacidade máxima. A Prefeitura fará a solicitação à Cetesb nesta semana.

A Parceria Público-Privada para operação do lixo de Campinas em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos está atrasada, e a sobrevida do aterro foi a solução encontrada pela Secretaria de Serviços Públicos como a saída mais econômica para o serviço.

O projeto prevê o encerramento a utilização do aterro para que ele possa ser encerrado dentro de três anos.

Para isso, é necessário reconfigurar o aterro, o que pode ser feito com terra, resíduos sólidos, ou com o próprio lixo, como explica o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella. “O encerramento pode ser feito colocando terra nesses espaços que murcharam, ou posso fazer isso com lixo também, isso é permitido tecnicamente, e o presidente da Cetesb viu com grande possibilidade autorizar o encerramento do aterro utilizando lixo”.

Carlos Alexandre Silva, Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), não concorda com a utilização de lixo no processo. Ele vê com ressalvas a proposta solicita que a Administração Municipal explique a situação ao conselho. “Isso é uma prática antiga e comum, que deveria ser feita com resíduo sólido. Se utilizássemos resíduos da construção civil teríamos uma melhoria na estabilidade por conta do material, e não geraria mais líquidos”.

Campinas produz diariamente 1.350 toneladas de lixo, que, desde a desativação do Delta A, são encaminhadas para tratamento em um aterro particular em Paulínia. O custo anual deste processo é de pouco mais de R$ 40 milhões. A administração municipal afirma que a utilização do aterro traria uma economia de aproximadamente 30% deste valor.

Já em relação à Parceria Público-Privada que solucionaria o problema do lixo em Campinas, o Presidente do Condema reclama que o assunto vem se arrastando há três anos. Porém, Paulella garante que até o final do ano o contrato que viabilizará a construção de uma nova usina de reciclagem em Campinas deverá ser assinado. “Nós já recebemos propostas, está em análise final. Deveremos publicar o edital nos próximos dias, e certamente até o final do ano nossa intenção é assinar o contrato com a empresa que apresentar o melhor projeto com o menor custo”.

(Atualizado 13h17)

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.