Ouça ao vivo

Pesquisa do Ministério da Saúde revela má alimentação de crianças

A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em parceria com o IBGE, apontou que crianças e adolescentes brasileiros estão se alimentando mal, consumindo produtos supérfluos em grande quantidade e ignorando alimento com bons valores nutricionais. Mais de 60% das crianças com menos de dois anos de idade comem biscoitos, bolachas e bolos e 32% delas tomam refrigerante ou suco artificial. Na região sudeste do país, estes índices são maiores, chegando a 64% e 34% respectivamente. Além da mudança dos hábitos alimentares na infância, os dados alertam para os crescentes índices de excesso de peso e obesidade em adultos.

Em Campinas, o dia a dia corrido dos pais acaba colocando a alimentação dos filhos em segundo plano. A aposentada Aparecida da Silva, fica responsável pela neta enquanto a mãe da criança trabalha. Segundo ela, a garota sempre dá a preferência por lanches e refrigerantes. Já Cristina Santos disse que tem dificuldade em fazer seu filho comer alguma salada ou fruta.

A nutricionista Rosana Castelli Cândido afirma que os pais devem ficar atentos nos primeiros anos de vida da criança, período em que se forma o hábito alimentar. Ela explica que se não houver um controle nesta fase, o filho poderá se tornar uma criança ou adolescente obeso, fragilizando assim sua própria saúde. A Pesquisa Nacional de Saúde pesou e mediu a circunferência da cintura dos entrevistados e os dados indicaram que 57% dos brasileiros com 18 anos ou mais estão acima do peso. Isso representa cerca de 82 milhões de pessoas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.