Ouça ao vivo

Campinas inicia programa de monitoramento por câmeras nos acessos ao município

Um sistema inteligente de câmeras de monitoramento que identifica a entrada e saída de veículos da cidade começou a ser implantado em Campinas, que passa agora a integrar uma tecnologia que já envolvia outras 13 cidades da região. O sistema faz a leitura das placas, identificando o tipo e as cores dos veículos. Todos os registros serão armazenados num banco de dados que será administrado numa central de monitoramento que funciona na Cimcamp, a Central Integrada de Monitoramento de Campinas. A proposta é combater a criminalidade, já que assim que o sistema identificar qualquer veículo com restrição como roubo, furto ou envolvimento em outro crime, o sistema identifica pela fotografia a queixa e um sinal aciona a Guarda Municipal sobre a localização do suspeito.

Quando estiver concluído, o sistema deve operar com 105 pontos de monitoramento, que contarão com mais de 300 câmeras, já que cada faixa das avenidas terá um equipamento em atividade. A instalação será gradativa e deve ser concluída em julho de 2017. Atualmente, oito vias da cidade, com 18 câmeras no total, já contam com o sistema. De acordo com o secretário de segurança pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, o monitoramento é inteligente e facilitará a identificação de veículos suspeitos em todas as cidades que utilizam a tecnologia.

A secretaria de segurança de Campinas informou que foi feito um levantamento sobre o mapa da violência na cidade e as câmeras serão instaladas nas vias onde esses índices são mais frequentes. A administração também não divulgou os locais exatos onde os equipamentos estão sendo instalados, por estratégia de segurança.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.