Multinacional inicia redução de salários e jornada em Piracicaba

A multinacional Caterpillar iniciou nesta terça-feira a redução na jornada de trabalho e salários de mil e quinhentos funcionários da fábrica de Piracicaba. A empresa foi inserida no Programa de Proteção ao Emprego do governo federal e, com a medida, vai evitar a demissão de 750 trabalhadores do setor maquinário. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, José Florêncio, a decisão foi tomada após aprovação dos funcionários durante assembleia promovida pelo sindicato.

Os mil e quinhentos trabalhadores terão redução de 30% na jornada e salários, mas 15% do valor dos vencimentos serão repostos pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador. Para o professor de economia brasileira da Puc-Campinas e Unimep Piracicaba, Lineu Mafezolli, o programa é uma das saídas de combate ao desemprego. Ele também lamenta o fato de outros setores ainda não ter adotado a medida.

Outra indústria do setor na região de Piracicaba também sofre os efeitos da crise. No mês passado a metalúrgica Dedini anunciou a demissão de 637 pessoas e iniciou processo de recuperação judicial.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Homem é preso após tentativa de assalto a banco em Barão Geraldo, em Campinas

Criança morre atropelada após sair escondida para ir até casa do avô

Águas de São Pedro sedia congresso entre prefeituras ‘Amppesp Fomenta 2025’

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.