Ouça ao vivo

Multinacional inicia redução de salários e jornada em Piracicaba

A multinacional Caterpillar iniciou nesta terça-feira a redução na jornada de trabalho e salários de mil e quinhentos funcionários da fábrica de Piracicaba. A empresa foi inserida no Programa de Proteção ao Emprego do governo federal e, com a medida, vai evitar a demissão de 750 trabalhadores do setor maquinário. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, José Florêncio, a decisão foi tomada após aprovação dos funcionários durante assembleia promovida pelo sindicato.

Os mil e quinhentos trabalhadores terão redução de 30% na jornada e salários, mas 15% do valor dos vencimentos serão repostos pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador. Para o professor de economia brasileira da Puc-Campinas e Unimep Piracicaba, Lineu Mafezolli, o programa é uma das saídas de combate ao desemprego. Ele também lamenta o fato de outros setores ainda não ter adotado a medida.

Outra indústria do setor na região de Piracicaba também sofre os efeitos da crise. No mês passado a metalúrgica Dedini anunciou a demissão de 637 pessoas e iniciou processo de recuperação judicial.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.