Ouça ao vivo

RMC fecha 3,5 mil postos de trabalho no setor varejista

Três mil e quinhentos postos de trabalho foram fechados entre janeiro e julho deste ano no setor varejista da Região Metropolitana de Campinas. Reflexo da queda nas vendas, que faz com os lojistas tenham dificuldade para saldar suas dívidas. Segundo balança da Associação Comercial e industrial de Campinas o desemprego no setor subiu 30,2% em volume e no total chegou a 145.205 desempregados, contra 11.513 em 2014. Para a presidente da ACIC, Adriana Flosi, o cenário negativo era de se esperar e não é possível uma previsão positiva até o fim do ano.

Quem sofrerá queda também é a mão de obra temporária. Adriana Flosi explica que será menor do que a vista entre 2013 e 2014, mas, para o Dia das Crianças, por exemplo, uma das importantes datas para o comércio varejista, 13% a menos de trabalhadores serão contratados.

Outra pesquisa que mostrou quedas expressivas foi realizada pela federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, com base em dados do Ministério do trabalho e Emprego. Segundo o estudo os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o de lojas de vestuário, tecidos e calçados, com -9,4%, e concessionárias de veículos com 4,3% negativo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.