Ouça ao vivo

Campanha alerta sobre fatores de risco para o câncer bucal

Ainda pouco conhecido pela população, o câncer bucal deve ser diagnosticado ao menos 15 mil vezes este ano em todo o País. Somente em Campinas, a média anual é de 60 casos, com 46 mortes em 2014. O problema é que a desinformação é agravada pelos hábitos dos brasileiros, já que o consumo de álcool e cigarro somado a uma higiene bucal e alimentação deficientes estão entre os fatores de risco.

Quem explica é o coordenador de saúde bucal da Prefeitura de Campinas, Isamu Murakami. Segundo ele, traumas e feridas também precisam ser observados com atenção, ainda mais se o problema for duradouro.

Nesta sexta-feira, Campinas recebeu na Praça Ruy Barbosa, no centro, a Campanha “Sorria para a Vida”, que ofereceu exames gratuitos atrás da Catedral Metropolitana entre às 8 da manhã e às quatro da tarde. Antônio de Medeiros ficou na fila por cerca de 20 minutos. Ele preferiu se prevenir e aproveitou a oportunidade para buscar atendimento no local.

A campanha contou com o apoio da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas. Segundo o presidente da instituição, Silvio Jorge Cechetto, a preocupação agora é com os mais jovens devido à incidência do HPV. Ele afirma que os cuidados para cada faixa etária são diferentes. Neste caso, estimativas apontam que a incidência pode crescer 300% em 10 anos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.