Ouça ao vivo

Estudos defendem frutas e aleitamento materno contra doenças

Ingestão de frutas ajuda no combate a doenças

Envelhecer com saúde é sem dúvida uma das maiores preocupações do ser humano. E uma alimentação saudável é uma grande aliada. A ingestão de alguns alimentos elevam a qualidade vida e podem ajudar até no combate a doenças como o câncer, por exemplo. Desde o último domingo a Unicamp sediou a 11ª edição do Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, que discutiu, entre outros aspectos, mecanismos moleculares capazes de agir em desgastes físicos e doenças inflamatórias e crónicas.

Entre esses estudos uma professora da Nova Zelândia, que esteve entre as mais de 150 palestrantes do encontro, apresentou dados sobre a fruta Kiwi. Segundo ela o alimento é capaz de ajudar no combate de doenças como o câncer. Já a professora Gláucia Pastore, nutricionista e organizadora do evento foi além, e disse que a fruta também pode ajudar no combate e doenças virais, como a dengue, por exemplo.

A alimentação no início da vida também foi discutida durante a palestra do professor David Mills, do Departamento de Alimentos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Em entrevista à CBN ele divulgou que um estudo comprovou que o leite materno influencia diretamente na formação da flora intestinal do recém-nascido.

O estudo, financiado pela Fundação Bill Gates, teve o interesse de analisar os benefícios do leite materno na microbiota da criança, tendo como base países ainda em desenvolvimento, já que muitas delas estarão suscetíveis a doenças ao ingerir água ou alimentos contaminados. O professor David Mills lembrou que cada país tem sua cultura e suas tradições, mas a amamentação deve ser prioridade em qualquer lugar do planeta.

DE CPS/ RAFAEL PIO

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.