Ouça ao vivo

Biometria facial nos ônibus de Campinas será usada para evitar fraudes

Ônibus em Campinas passam a ter biometria facial (Foto: Divulgação/Transurc)

A Transurc, empresa que reúne as permissionárias do transporte público de Campinas, iniciou a instalação de um sistema nos ônibus que permite o reconhecimento por biometria facial. Segundo o diretor de comunicação e marketing da Transurc, Paulo Bardal, serão câmeras que farão reconhecimento do usuário e se ele realmente é o titular do cartão de passe, já que o mesmo é para uso pessoal. Com isso, segundo Bardal, é possível evitar fraudes no transporte púbico da cidade.

O diretor de comunicação e marketing da Transurc completou dizendo que, sem fraudes, aumenta a arrecadação das empresas, e com isso são possíveis novos investimentos. Os usuários se dividem nas opiniões favoráveis e contrárias. Suelene diz acha que o investimento de R$ 6 milhões que será feito pelas empresas deveria ser aplicado em outros pontos, como a melhoria dos próprios veículos, por exemplo.

Já Luciana acredita que essa medida vai diminuir a possibilidade de roubo e aumentar a própria segurança dos usuários, tendo em vista que um terceiro não vai poder usar o cartão.

Um dado da Transurc mostra que 36% dos usuários não pagam passagem por terem benefícios do transporte público, e a medida impediria que outros usassem o cartão desses que são isentos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.