Ouça ao vivo

Ministério da Saúde coloca 5 cidades da RMC em alerta para a dengue

Um levantamento divulgado, nesta terça-feira, pelo Ministério da Saúde, colocou cinco municípios da Região Metropolitana de Campinas em alerta para a dengue.

Cosmópolis, Hortolândia, Jaguariúna, Paulínia e Sumaré obtiveram índices que variam de 1,1 a 1,9. De acordo com o índice os municípios são classificados como surto, alerta ou satisfatório para a dengue.

O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) indica ao todo 199 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Isso significa que mais de 4% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito.

Além das cidades em situação de risco, o levantamento identificou 665 municípios em alerta, com 1% a 3,9% dos imóveis com focos do mosquito, e 928 com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada.

O Ministério da Saúde registrou, até 14 de novembro, 1,5 milhão casos prováveis de dengue no país. O aumento é de 176%, comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 555,4 mil casos. Nesse período, a região Sudeste apresentou 63,6% do total de casos.

No Brasil, também foram confirmados em 2015, até 14 de novembro, 6.726 casos de febre Chikungunya. Em relação ao Zika, até esta terça-feira 18 estados tiveram confirmação laboratorial do vírus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.