Ouça ao vivo

Campinas usa sobra de vacinas contra raiva animal

Em alerta devido a um caso de raiva canina no Jardim Aeroporto, Campinas iniciou uma ação de controle na região com materiais que sobraram da última campanha de vacinação, realizada em 2014. A medida foi necessária devido à falta da entrega do soro antirrábico pelo Ministério da Saúde, problema que afeta todo o Estado de São Paulo e que causou o cancelamento da campanha em Campinas e outras cidades.

O médico veterinário da Unidade de Vigilância de Zoonozes, Ricardo Conde Rodrigues, explica que os produtos estão dentro da validade e serão suficientes somente para o trabalho iniciado no Jardim Aeroporto. A ação deflagrada no bairro envolve 50 agentes da Vigilância em Saúde que serão divididos em grupos em um raio de 56 quarteirões. Cada equipe será responsável por visitar as casas e informar os moradores.

Caso o local tenha cães ou gatos, a vacinação será feita e a previsão é que a campanha seja encerrada em três dias. A recomendação é para que a população evite contato com morcegos e animais com suspeita. O registro de raiva no bairro aconteceu em outubro depois de 33 anos do último caso contabilizado no município. A confirmação foi feita pelo Instituto Pasteur depois que um homem foi mordido ao socorrer o animal.

A situação deixou os moradores do Jardim Aeroporto em alerta, já que a maioria das casas possui animais de estimação, que podem morder ou ter outro tipo de contato com morcegos infectados nas ruas ou em quintais. Com medo, Nadir Aparecida vacinou a cadela de estimação. Ela conta que não deixa o animal sair na rua, mas preferiu não arriscar. Quem encontrar um morcego em casa pode entrar em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonozes de Campinas pelo telefone 3245-1219.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.