Ouça ao vivo

Sensor criado na Unicamp pode detectar câncer de mama na pré formação

A luta contra o câncer de mama pode ganhar um aliado importante. A pesquisadora Cecília de Carvalho Castro e o professor Lauro Tatsuo Kubota do Instituo de Química da Unicamp, através de uma pesquisa inédita chegaram a um sensor que detecta a doença, mesmo antes do aparecimento de nódulos na mama da mulher. A tecnologia consiste na criação de um dispositivo altamente sensível, do tamanho de uma moeda de cinquenta centavos com 64 sensores integrados, e que detecta a presença de uma proteína que indica o surgimento de um tumor mamário ainda em seu estágio de pré-desenvolvimento.. A pesquisadora Cecília de Carvalho explica que com apenas uma gota de sangue da mulher já é possível fazer o diagnóstico.

Como é comprovado, todo o tipo de câncer, quanto mais cedo é descoberto, maior sucesso terá o tratamento, o que aumenta ainda mais a importância do novo sensor.

Com a eficácia já comprovada, a expectativa é que o equipamento chegue ao mercado, como também explica a pesquisadora Cecília de carvalho Castro e Silva.

O dispositivo foi feito em parceria com a Universidade de Nova Jersey nos Estados Unidos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.