Ouça ao vivo

Rios da região fecham novembro com vazões elevadas

Todos os rios que abastecem a região fecham o mês de novembro sem restrição na captação de água. As chuvas das últimas semanas ajudaram a melhorar a vazão, distanciando todos eles de seus índices mínimos para a restrição.

No boletim divulgado nesta segunda-feira pelo Comitê das Bacias PCJ o Alto Atibaia está com uma vazão de 15,11 m3 /seg. Há um mês a vazão estava em 9,78 m3 /seg.

Já o Baixo Atibaia mais do que dobrou a vazão do final de outubro para agora. A vazão saltou de 10,41 m3 /seg para 26,44 m3 /seg.

Outro rio que também melhorou a vazão e que abastece 10 cidades da região de Campinas foi o Camanducaia. A vazão atual é de 8,25 m3 /seg. No final de outubro era de 2,63 m3 /seg e chegou a 1,32 m3 /seg em meados do mês de agosto passado. Na ocasião, o Camanducaia entrou em restrição para captação por parte dos municípios já que a vazão ficou abaixo da mínima que é de 1,5 m3 /seg.

Por fim, o Jaguari é atualmente o rio com a maior vazão na região. Está com 41,03 m3 /seg sendo que um mês atrás estava em 10 m3 /seg.

O balanço das vazões é divulgado sempre às segundas e quintas-feiras pelo Comitê das Bacias dos Rios das Bacias PCJ.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.