Ouça ao vivo

Volume de chuvas em 2015 já supera o ano passado e se aproxima da média histórica

Mesmo faltando ainda um mês para o ano acabar, o volume de chuvas em 2015 na cidade de Campinas já superou a quantidade registrada no ano passado. Nos 11 meses deste ano, as chuvas já superaram as de 2014 em 33%, como conta a Meteorologista do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila. “No ano inteiro de 2014 nós tivemos 896 mm de chuvas, enquanto em 2015 já registramos 1195,8mm”.

Mas isso não significa que 2015 tenha sido um ano abundante em chuvas. A média histórica anual ainda não foi atingida, e se a previsão para dezembro se confirmar, o ano será encerrado com um volume 3% menor de chuvas em relação à média histórica. Isso pode ser considerado uma melhora, já que no ano passado as chuvas ficaram 38% abaixo da média anual. “Se tivermos o total de chuvas esperado pra dezembro, de 212 mm, nós totalizaremos o ano ligeiramente abaixo da media esperada”, afirma Ana.

Para que a média seja igualada, terá de chover em Campinas em dezembro 45 mm a mais do que os 212 mm previstos pelo Cepagri. Para os próximos meses, a previsão é que tenhamos um volume de chuvas dentro do normal, mas a Meteorologista afirma que isso poderá mudar, dependendo da ação do fenômeno climático El Niño.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.