Ouça ao vivo

Integração entre municípios ajuda Defesas Civis na Operação Verão

Prefeito Jonas Donizette assina decreto de lançamento da Operação Verão 2015/2016
Prefeito Jonas Donizette assina decreto de lançamento da Operação Verão 2015/2016
Prefeito Jonas Donizette assina decreto de lançamento da Operação Verão 2015/2016 em Campinas

Teve início hoje a Operação Verão da Defesa Civil, que neste ano apresenta novidades para melhorar o monitoramento das cidades da região. Uma delas é a instalação de equipamentos de monitoramento meteorológico em tempo real em 50 cidades da região de Campinas, inclusas todas as da região metropolitana, como conta o Coordenador Regional da Defesa Civil, Sidney Furtado. “As 20 cidades da RM possuem estações meteorológicas automáticas em tempo real, dando uma amplitude de monitoramento muito interessante. É a primeira região metropolitana do país que possui essa estrutura”.

Segundo Furtado, com este monitoramento e a comunicação integrada entre as defesas civis dos municípios, as cidades poderão se preparar melhor para enfrentar grandes tempestades, mobilizando equipes para reforçar os plantões, minimizando os efeitos de ocorrências desastrosas.

Outra novidade é um novo radar meteorológico que está em via de aquisição pelo Cepagri da Unicamp, como detalha a Meteorologista Ana Ávila. “Teremos um radar meteorológico que será instalado no campus da Unicamp e vai beneficiar toda a RMC. Ele tem como característica identificar e monitorar chuvas intensas. Então você consegue fazer um planejamento diante da possibilidade de chuvas fortes”. A Meteorologista explica que o radar atua em um raio de 60 km, e o projeto está em processo de avaliação, mas há a possibilidade de que o radar seja instalado e utilizado ainda neste verão.

Sidney Furtado ressalta a importância do radar, e também fala sobre outro artifício utilizado nesta operação verão: a utilização do sistema de monitoramento da Cimcamp. “A integração da Defesa Civil junto a Cimcamp já é uma experiência pra chegada desse radar, a própria Emdec e outros órgãos precisam também ter conhecimento de como ele funciona, pois não adianta ter a informação, tem de ter capacidade de resposta, e esse radar vai melhorar muito isso”.

Segundo o Cepagri, 46% das chuvas do ano são nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o que explica a necessidade de uma operação especial da Defesa Civil neste período.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.