Ouça ao vivo

Cidades reforçam ações com circulação do zika vírus na região

As confirmações de casos de zika vírus em municípios da região fazem também as cidades vizinhas a eles se mobilizarem diante do risco da circulação da doença. Piracicaba, Campinas, Americana e Sumaré confirmaram casos de zika vírus.

Neste sábado, dia 13, vários municípios vão contar com a presença de militares numa ação especial para combater o mosquito Aedes Aegypti. Só em Campinas, 400 homens do exército participam da ação. Itatiba também confirma os reforços, assim como Hortolândia.

Esse município, aliás, já tem profissionais capacitados para orientações e ações em relação do zika, como explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Silene Mantuan. Nesse ano, Hortolândia teve três casos confirmados de dengue e em novembro registrou  2 casos de chikungunya.

Ainda na região metropolitana de Campinas, Holambra aposta na tecnologia, com um aplicativo que permite a população se tornar fiscal de pontos de  risco e encaminhar informações em tempo real, auxiliando na identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
Podem enviar foto, localização e descrição da ocorrência. As informações chegam à prefeitura que após a visita manda resposta ao denunciante.

O aplicativo chama “Sem Dengue”, mas administração reforça que combatendo a dengue se combate a chikungunya e o zika vírus. Cosmópolis reforça a equipe de agentes de controle com agentes comunitários. Jaguariúna destaca Comitê com integração de secretarias no combate ao mosquito. Nova Odessa e Santo Antônio de Posse têm ações de prevenção pela cidade. Valinhos foca essas ações em condomínios.

As informações foram obtidas nos sites das prefeituras.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.