Ouça ao vivo

51,9% dos aprovados na Unicamp em 2016 são provenientes de escolas públicas

Reitoria da Unicamp

Mais da metade dos aprovados no vestibular da Unicamp esse ano são provenientes de escola pública, atingindo a marca de 51,9%, o que representa o dobro do alcançado no ano passado. Números que foram apresentados na manhã desta sexta-feira durante a divulgação da lista com a  primeira chamada de aprovados no Vestibular 2016. Das 3.300 vagas disponibilizadas pela instituição nesse ano, 1.714 ingressantes fizeram ensino médio em escola pública. Entre eles, 738 são PPIs, ou seja autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Esses números antecipam em um ano as metas de inclusão social da Unicamp. O objetivo era alcançar até 2017 o índice de 50% para matriculados oriundos da rede pública. A meta estipulada pelo governo do estado de São Paulo é de 35%. Esse resultado se deve a ajustes no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social. O Paais da Unicamp, que em 2016 ampliou o bônus para estudantes oriundos de escola pública também para a 1a fase.

Até 2015, o bônus era aplicado apenas na 2a fase, como explica o Reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge. A bonificação é de 60 pontos na 1a fase com acréscimo de 20 pontos para negros, pardos e indígenas. Na 2a fase, o candidato oriundo de escola pública recebe bônus de 90 pontos, com acréscimo de 30 pontos para PPIs. A relação com a  primeira chamada de aprovados no Vestibular 2016 da Unicamp foi publicada no site da comissão do Vestibular.

Os aprovados devem efetivar a matrícula pela internet nos dias 13 ou 14 de fevereiro através de um formulário disponibilizado também no site da Comvest. É preciso também fazer matrícula presencial no dia 18, e fazer a confirmação também no local em 26 de fevereiro. Estão previstas até dez chamadas para vagas remanescentes. A segunda lista  será divulgada na próxima terça-feira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.