Em 2015, o ranking de reclamações do Procon Campinas foi liderado por empresas de telefonia. O Grupo Claro, Embratel e Net se manteve como o mais reclamado – com mais de 6900 casos. Em segundo lugar, a Telfônia Vivo com cerca de 2700 reclamações. A Tim aparece com quase 1100 aberturas de procedimento, a Oi com aproximadamente 800 e a Nextel com pouco mais de 550.
Os dados foram somados pela reportagem a partir de relatórios do órgão, com documentos do primeiro semestre e dos meses de agosto, setembro e dezembro.
O diretor do Procon, Ricardo Chiminazzo, diz que a liderança dessas empresas tem se tornado uma tendência nos últimos anos. As principais reclamações são qualidade e cobranças.
O Procon realiza audiências de conciliação, sendo que em 2015, o índice de resolutividade foi de mais de 90%. Nas ruas é fácil encontrar quem já teve problemas com empresas de telefonia.
O Grupo Claro, Embratel e NET informa que o número do Procon refere-se a reclamações, atendimentos gerais e pedidos de informações. E que eles representam apenas 0,14% dos quase 5 milhões da região. A Telefônica Vivo informa que os números do 1º semestre de 2015 no Procon Campinas representa 0,12% dos acessos da companhia na cidade.
A TIM diz que segue como empresa de telefonia com menor demanda nos Procons.
A OI fala que apresenta melhora significativa nos indicadores de qualidade da Anatel.
A Nextel destaca nível de excelência com os consumidores que, segundo a empresa, caracteriza a atuação da companhia.
Todas as companhias destacaram investimentos para melhoria dos serviços e do atendimento aos clientes. A TIM fala em R$ 14 bilhões entre 2015-2017 no país e a Oi informa que investiu cerca de R$ 3 bilhões de janeiro a setembro de 2015.