Ouça ao vivo

50% dos prefeitos eleitos na RMC em 2012 foram alvos de investigações

Metade dos 20 prefeitos eleitos em 2012 na Região Metropolitana de Campinas foi alvo de investigações pelo menos uma vez, durante a legislatura. Essas questões foram na esfera eleitoral e também criminal.

Três cidades não estão com os prefeitos eleitos na última eleição. Americana, onde Diego De Nadai (PSDB) foi cassado em 2014, por gastos ilícitos durante campanha eleitoral. Houve nova eleição, com Omar Najar (PMDB), sendo eleito. Em Paulínia, Edson Moura Filho (PMDB), chegou a ser cassado quatro vezes, sendo a ultima por fraude eleitoral. Assumiu, no final de 2014, José Pavan Júnior (PSB), segundo lugar no pleito. Em Vinhedo, Milton Serafim (PTB) renunciou no início de 2014, com o vice Jaime Cruz (PSDB), assumindo. No final de 2015, Milton Serafim foi condenado por extorsão em esquema de loteamentos. Jaime Cruz também teve bloqueios de bens determinados pela justiça, no início deste ano, por fraudes na compra da merenda escolar.

Em Sumaré, a prefeita Cristina Carrara (PT), teve condenação suposto por abuso de poder econômico nas eleições de 2012, mas ela foi absolvida em última instância. Tarcísio Chiavegato (PTB), de Jaguariúna, chegou a ter a candidatura impugnada pela justiça eleitoral, mas conseguiu reverter a situação e assumiu a prefeitura em 2012.

Os prefeitos que permanecem no cargo, mesmo com condenações com possibilidade de recurso são: O de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), condenado por improbidade administrativa, na nomeação de servidora de forma irregular; de Itatiba, João Fattori (PSDB) com condenação também por improbidade, na contratação de 402 cargos comissionados.

Em Hortolândia, Antônio Meira (PT) foi indiciado pela Polícia Federal por falsa declaração de bens à justiça eleitoral. Os prefeitos de Santo Antônio de Posse, Maurício Dimas (PRB) e de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV) chegaram a ser investigados pelo legislativo, o primeiro por supostas fraudes em contratações e o outro por suspeita de infrações administrativas.

Esse levantamento foi feito pela CBN Campinas. No Brasil, o portal G1 fez uma análise desta situação e constatou que desde as últimas eleições, em 2012, 142 prefeitos foram cassados e retirados do cargo em todo o país. No caso da pesquisa nacional, foram considerados apenas os processos na justiça eleitoral.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.