Ouça ao vivo

Raiva em morcegos mobiliza Saúde em Barão Geraldo

A confirmação de três casos de raiva em morcegos no início deste ano mobilizou as equipes da Pasta de Saúde de Campinas em Barão Geraldo. A intenção da ação é verificar a cobertura vacinal de cães e gatos do distrito e orientar os moradores e comerciantes de diversos bairros.

Entre eles, Burato, Jardim Independência, Jardim do Sol, Residencial Rio das Pedras, Vila Modesto Fernandes e Residencial Barão do Café. Neste último local, aliás, um dos animais infectados foi encontrado, como diz o coordenador de Controle da Vigilância em Zoonoses, Felipe Vitta.

Segundo ele, os três casos deste ano se somam a outros três do final de 2015 em Barão Geraldo, totalizando seis ocorrências em cinco meses. Ainda de acordo com o veterinário, o problema é que também houve uma confirmação em Paulínia, cidade que fica muito próxima ao distrito.

Com isso, os registros na região chegam a sete e o plano foi feito para não repetir 2014 e 2015, quando animais domésticos foram infectados. O coordenador de Controle da Vigilância em Zoonoses explica que os morcegos encontrados desorientados não devem ser manejados.

Ele pede para que o órgão competente seja acionado e aconselha os moradores para que cães e gatos não tenham contato com esses animais. Enquanto isso, as campanhas de vacinação para cães e gatos em todas as regiões de Campinas já estão marcadas para o mês de junho.

A Prefeitura, no entanto, possui um posto fixo de vacinação que atende em horário comercial na Rua das Sapucaias, 115, na Vila Boa Vista. Já a Unidade de Vigilância de Zoonoses atende nos números 3245-1219 ou 3245-1400. O último caso em humanos em Campinas foi em 1981.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.