Ouça ao vivo

Kraftwerk música, arte e tecnologia !

Cada vez mais a tecnologia faz parte de nossas vidas e ao mesmo tempo   ela  pode  criar  obstáculos ou proporcionar  facilidades tudo depende da forma  como  nos  relacionamos com  ela.  Tendo como base essas ideias  o grupo alemão Kraftwerk  usou a  tecnologia associada a  arte  como forma de expressão  e contribui  para   a popularização da  música  pop eletrônica. Formado na Alemanha em 1970 o projeto começou com a dupla Raif Huttler e Florian  Schneider que montaram um estúdio de áudio que funcionava  com uma espécie de laboratório eletrônico intitulado kling klang .  A ideia era formar um processo colaborativo com vários convidados e dentro desse espaço eles guardavam instrumentos e equipamentos antigos que eram usados para criar novas peças e  sons. Em sua fase inicial o  Kraftwerk fez parte do gênero experimental conhecido por Krautrock . Esse movimento musical surgido nos anos  60 serviu de   alto-afirmação  para   bandas e artistas alemãs que buscavam uma sonoridade  nova frente ao que era feito nos  Estados Unidos e Inglaterra.

Karl Bartos, Ralph Huttler, Wolfgang Flur e na frente Florian Schneider

E  partir de 1975 depois de vários álbuns experimentais o  Kraftwerk teve a sua  formação clássica com a  entrada dos percussionistas   Wolfgang Fluar  e  também Karl Bartos.  Com  esse  quarteto eles deram inicio aos trabalhos mais emblemáticos e influentes da  música pop eletrônica mundial.  Com 05 álbuns lançados – essa formação mais produtiva do Kraftwerk durou até 1986, com a saída de Wolfgang Fluar  e dentro desse período marcante vale  destacar a trilogia com os trabalhos Radio Activity , Trans-Europe Express e The Man Machine .

Com essa formação o Kraftwerk ganhou uma sonoridade futurista e robótica  com  ritmos e as bases mantidos em  repetição  somados a uma melodia bastante  marcante.  Já as letras falam sobre a vida cotidiana  e por serem curtas    funcionam também como um acessório para o ritmo como  o efeito usado na voz  que  se tornou uma marca registrada do quarteto. o grupo  também  desenvolveu pesquisas  com o uso dos sintetizadores e demais aparatos eletrônicos , tanto que o conjunto  tem a patente de equipamentos de áudio . Já nos   créditos dos  discos  os integrantes do Kraftwerk são apresentados  como   músicos e técnicos.

Hoje em dia o Kraftwerk  realiza  apresentações usando a tecnologia 3D, e tem  como foco celebrar o conjunto da obra , e mesmo com   todo esse aparato  técnico   o que existe de fato é um processo artístico das relações humanas .

kraft

Acompanhe esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.