Cada vez mais a tecnologia faz parte de nossas vidas e ao mesmo tempo ela pode criar obstáculos ou proporcionar facilidades tudo depende da forma como nos relacionamos com ela. Tendo como base essas ideias o grupo alemão Kraftwerk usou a tecnologia associada a arte como forma de expressão e contribui para a popularização da música pop eletrônica. Formado na Alemanha em 1970 o projeto começou com a dupla Raif Huttler e Florian Schneider que montaram um estúdio de áudio que funcionava com uma espécie de laboratório eletrônico intitulado kling klang . A ideia era formar um processo colaborativo com vários convidados e dentro desse espaço eles guardavam instrumentos e equipamentos antigos que eram usados para criar novas peças e sons. Em sua fase inicial o Kraftwerk fez parte do gênero experimental conhecido por Krautrock . Esse movimento musical surgido nos anos 60 serviu de alto-afirmação para bandas e artistas alemãs que buscavam uma sonoridade nova frente ao que era feito nos Estados Unidos e Inglaterra.
Karl Bartos, Ralph Huttler, Wolfgang Flur e na frente Florian Schneider
E partir de 1975 depois de vários álbuns experimentais o Kraftwerk teve a sua formação clássica com a entrada dos percussionistas Wolfgang Fluar e também Karl Bartos. Com esse quarteto eles deram inicio aos trabalhos mais emblemáticos e influentes da música pop eletrônica mundial. Com 05 álbuns lançados – essa formação mais produtiva do Kraftwerk durou até 1986, com a saída de Wolfgang Fluar e dentro desse período marcante vale destacar a trilogia com os trabalhos Radio Activity , Trans-Europe Express e The Man Machine .
Com essa formação o Kraftwerk ganhou uma sonoridade futurista e robótica com ritmos e as bases mantidos em repetição somados a uma melodia bastante marcante. Já as letras falam sobre a vida cotidiana e por serem curtas funcionam também como um acessório para o ritmo como o efeito usado na voz que se tornou uma marca registrada do quarteto. o grupo também desenvolveu pesquisas com o uso dos sintetizadores e demais aparatos eletrônicos , tanto que o conjunto tem a patente de equipamentos de áudio . Já nos créditos dos discos os integrantes do Kraftwerk são apresentados como músicos e técnicos.
Hoje em dia o Kraftwerk realiza apresentações usando a tecnologia 3D, e tem como foco celebrar o conjunto da obra , e mesmo com todo esse aparato técnico o que existe de fato é um processo artístico das relações humanas .
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Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi