Ouça ao vivo

Sumaré suspende captação em represa por causa da qualidade da água

A Oderbrecht Ambiental, concessionária responsável pelo abastecimento em Sumaré, suspendeu desde a última sexta-feira a captação na represa do Horto Velho, por causa da má qualidade da água no local. Segundo a empresa, a situação no manancial é semelhante a esgoto. O Horto Velho, junto com outras duas represas é responsável pelo abastecimento de 30% da cidade.

A concessionária informou que acionou a Cetesb para identificar a origem do problema. A suspeita é de que outro município esteja despejando esgoto na represa, como afirmou o gerente de operações da Oderbrecht Ambiental, Kléber Salvi. Ele afirma que a empresa está realizando um rodízio para garantir o abastecimento de toda a cidade, por pelo menos três horas diárias.

A Oderbrecht Ambiental é responsável pelo abastecimento de Sumaré há 10 meses. O contrato de concessão prevê também o tratamento de esgoto do município e segundo a empresa, o planejamento é de que esse serviço esteja operando em sua totalidade em 2028.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.