Ouça ao vivo

Ligeira baixa mantém alerta sobre mortes no trabalho

O gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Edmundo Fraga Lopes, do TRT da Décima Quinta Região, mantém o alerta sobre mortes no trabalho mesmo com uma pequena queda no índice. Em 2013, foram 2841 mortes. Em 2014, último ano com dados fechados, o número caiu para 2783. Os dados apontam para uma redução de 2%.

Por isso, a avaliação do magistrado leva em conta os resultados ainda alarmantes. Segundo ele, são oito mortes por dia no País, sendo que na região de Campinas o setor com mais acidentes é a Construção Civil. Além da Construção Civil em 2012, o transporte rodoviário de passageiro e de carga foi o foco em 2013, enquanto 2014 e 2015 abordaram a vida do trabalhador rural e a segurança no uso de máquinas, respectivamente.

Em 2016, seguindo a proposta da Organização Internacional do Trabalho, da ONU, o tema é a incidência e a prevenção de transtornos mentais relacionados a atividades laborais, que podem causar acidentes. O dia 28 de abril foi instituído pela OIT como Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. No Brasil, na mesma data, ocorre o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.