Ouça ao vivo

Campinas inicia campanha com pontos extras de vacinação

Campinas inicia a Campanha de Vacinação contra a Gripe nesse sábado, 30 de abril, no “Dia D”, quando os 64 centros de saúde da cidade estarão abertos das 8h às 17h. Neste dia, a Secretaria de Saúde também vai disponibilizar outros 28 pontos de vacinação na cidade, com lista disponível no site da Prefeitura de Campinas.

O esquema da vacinação em Campinas será dividido em duas etapas. A primeira, que começa nesse sábado, é direcionada a pessoas a partir de 60 anos, crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, população indígena, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias.

A segunda etapa, com início em 9 de maio, será voltada, também, para portadores de doenças crônicas e população carcerária. Andréa Barbosa, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, enfatiza que para os doentes crônicos é necessária a apresentação de receita ou prescrição médica.

Neste ano, Campinas receberá cerca de 270 mil doses. A expectativa é vacinar 80% das pessoas consideradas público-alvo. A vacinação segue até 20 de maio nas unidades de saúde.

Andréa garante que não vai faltar vacina. A vacina deve ser aplicada anualmente e protege contra o H1N1, H3N2 e B, ajudando a evitar as complicações, como pneumonia. Andréa Barbosa explica que a composição da vacina muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe em circulação. No entanto, nas clínicas de vacina, pacientes relatam a falta do produto. As pessoas doentes ou com febre devem esperar a melhora no estado de saúde para tomar a vacina. Para receber a dose, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.