Ouça ao vivo

A música pop dos anos 80

Fã dos Beatles  e do cantor de soul Ottis Redding , ele passou pelo rock progressivo e depois mergulhou  no universo ensolarada  da praia, para se reinventar  nas pistas de dança com as versões remix  ! Esse é Lulu Santos e nessa edição o Música é Cultura traz o som que o definiu como o último romântico através do lp Tudo Azul de 1984.  O inicio dos anos 80 a cultura pop carioca vivia o culto dos  sanduíches naturais , as mulheres exuberantes e a prática de esportes ao ar livre que eram emoldurados pelo  surfe e voo livre. Tudo é claro tendo como objetivo celebrar a natureza. E Nelson Mota e Lulu Santos souberam sintetizar esse espírito  através de  canções primorosas. Tudo Azul foi o terceiro disco de Lulu Santos e  acabou se  transformando numa espécie de ápice daquele estilo que ele construiu no anos 80. Ele que antes desse projeto  já trazia em seu currículo hits radiofônicos como:  “ De repente, Califórnia ” , “  Areias Escaldantes  ”, ” Como uma onda ”   além de  participações  em programas populares de TV como Cassino do Chacrinha e Clube do Bolinha.

 

Sol, Praia, Natureza … marcaram o discurso anos 80 de Lulu Santos 

Com 12 faixas Tudo Azul foi produzindo no primeiro semestre de  84 por Liminha nome de referencia do rock brasileiro oitentista.  Diferente do estilo da maioria das bandas do chamado BRock o  trabalho de Lulu Santos e consequentemente esse disco não pegou  o caminho da fórmula das músicas engraçadas que algumas bandas e artistas seguiam.

No período  em que Tudo Azul foi lançado Lulu Santos já era um  artista  de prestígio dentro da industria fonográfica e foi  uma espécie de tutor para os grupos  que estavam saindo do anonimato.  No mesmo ano de 84 os Paralamas, lançaram o Passo Lui, Barão Vermelho vinha com Maior Abandonado  e no ano seguinte a Legião Urbana faria a sua estreia … o rock se tornava uma mania nacional.

Depois de fazer parte do Vímana nos anos 70 grupo que dividiu com  Lobão, e o cantor Ritchie, Lulu Santos  se deu conta que o melhor caminho para sua carreira seria o discurso mais direto e pessoal . E com isso propôs um som original cheio de riqueza harmônica,  melodias envolventes e  textos inspirados no dia a dia . Os  poetas  Chacal e  Antonio Cícero irmão de Mariana Lima    também ajudaram  Lulu a refinar o seu discurso  Em Tudo Azul

                     Artista popular com sua narrativa sobre o cotidiano 

Em Tudo Azul Lulu Santos contou  com o  baterista  Serginho  do Roupa Nova Além da luxuosa participação na  guitarra com Roberto de Carvalho . Já  Rita Lee dividiu os vocais com Erasmo Carlos em Ronca Ronca. Era  o momento de  Lula Santos que dominava a linguagem do pop como ninguém e teve o  grande  reconhecimento dessa fase  com   a participação  histórica no primeiro   Rock in Rio de 1985 .

É interessante como nos apropriamos das   canções que passavam a fazer parte da narrativa da nossa  história. Um fato ocorrido ganha uma trilha sonora e de certa forma a letra de uma canção resume aquele sentimento que por vezes teríamos dificuldade de expressar em palavras. E é justamente com esse objetivo  que existe a arte de Lulu Santos.

 

Acompanhe esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.