Ouça ao vivo

Alunos da Unicamp fazem paralisação após anúncio de cortes na Universidade

Estudantes dos Institutos de Educação, Artes e de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp  e estão paralisados em protesto aos cortes anunciados pela reitoria da Universidade Estadual de Campinas. Uma resolução publicada no final de abril estabelece redução de gastos nas áreas de ensino e saúde, diante da crise econômica.

Tatiane Lima é estudante de Ciências Sociais e membro da Gestão do Centro Acadêmico. Ela reforça os prejuízos para os alunos, funcionários e professores. A medida afeta pesquisas, questão estrutural e concursos públicos.

Sem frequentar as aulas, os alunos dos institutos que estão paralisados na Unicamp, realizam oficinas e nesse dia 4 de maio chegaram a fazer passeata até um evento que contou com a presença do reitor José Tadeu Jorge. O sindicato dos trabalhadores da Unicamp também participou dessa mobilização.  Tatiane conta que a alegação do reitor não é uma realidade já que teria faltado diálogo com os institutos e alunos.

O diretor do sindicato dos funcionários da Unicamp, João Raimundo Mendonça, considera os cortes autoritários e prejudiciais.

Na resolução, O Unicamp não fala em valores, apenas estabelece cortes, que no caso da escola técnica, por exemplo, chega a 95%. Até o fechamento da reportagem, a Universidade Estadual de Campinas não se pronunciou sobre os questionamentos dos estudantes e do sindicato dos trabalhadores.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.