Ouça ao vivo

Trabalhadores têm cada vez mais dificuldade de recolocação no mercado de trabalho

(Foto: Arquivo)

A divulgação recente de que a Região Metropolitana de Campinas fechou 4.264 postos de trabalho por mês nos últimos 12 meses escancara a dificuldade que os trabalhadores estão de conseguir recolocação no mercado de trabalho. E os problemas são vários: número de procura maior do que de ofertas, falta de mão de obra qualificada e até a idade dos candidatos. Ana Isaura é um exemplo desses. Ela é técnica de enfermagem e procura emprego na área há três anos, mas afirma que passou na prova em três hospitais, mas o fato de já ter mais de 40 anos dificulta para que seja chamada.

A falta de vagas tem modificado até a rotina de muitos candidatos. Liliane Palermo é formada em administração e procura emprego há sete meses. Ela e o marido precisaram até voltar a morar na casa dos pais diante da dificuldade financeira.

Quem também tem sentido a diferença nessa época de crise são as agências ou sites que oferecem vagas. Alex de Lima é administrador do site Emprega Campinas e ele afirma que desde 2009 o número de vagas oferecidas nunca esteve tão reduzido.

Para exemplificar, só no mês de março foram eliminados em Campinas 1524 postos de trabalho, índice 141% superior ao mesmo período do ano passado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.