Dentro do universo do blues o jeito visceral de cantar, como se estivesse arrancando os pulmões pela garganta é uma forte característica do gênero. A técnica desenvolvida para exprimir o lamento e a dor que o trabalho forçado no campo provocava obteve grande identificação entre os cantores de blues. E um cantor com um nome mais do que apropriado contribui com esse estilo, Howlin Wolf. Antes do lobo começar a uivar ele era Chester Arthur Burnett nascido em 1910 no Mississippi e entre as obrigações nos campos de algodão ele achava tempo também para o blues e a partir dos 18 anos através do encontro com a lenda do delta Charley Patton – Howlin Wolf mudou sua vida e também dos amantes do blues. Os pequenos clubes de dança nos anos 40 literalmente balançavam com aquele cara que tinha uma habilidade de entretenimento proporcional a sua altura de mais de 1 metro e 90. Com a gaita no pescoço, a sua voz robusta , e tocando guitarra , Holwin Wolf com o passar dos anos se firmou como agricultor e musico de fim de semana.
Em 1948 Howlin Wolf já era um artista de rádio e os ouvintes do programa Show do Wolf tinham a oportunidade de ouvir o blues elétrico. Nesse ponto entra em cena o guitarrista Willie Johnson com o seu estilo agressivo que se encaixava muito bem com o som de Holwin Wolf seja ao vivo, nos programas de rádios ou no disco. E falando em gravação ele iniciou nos anos 50 pela Sun Studio em Memphis, a mesma que revelaria anos depois Elvis Presley.
Mas o eldorado desse cantor com a sua voz áspera e profunda era outro lugar . Através do contrato em 1954 com a empresa dos irmãos poloneses Leonard e Phil Chess que Howlin Wolf daria uma guinada em seu som e sua carreira. Ir para Chess Record na cidade de Chicago fez com que o sua musica ficasse mais cadenciada e encorpada.
Os pilares do Blues Elétrico
Através de uma mágica combinação de Howlin Wolf ao lado do compositor oficial de chess Willie Dixon e do guitarrista Hubert Sumlin o blues de Chicago foi presenteado com verdadeiros clássicos. E todo esse material iria despertar o interesse de jovens músicos no outro lado do atlântico. No inicio dos anos 60 pode se dizer que Howlin Wolf estava no lugar certo e na hora certa, pra ser mais preciso na hora britânica. Pois com e explosão do rock inglês, o chamada blues de olhos azuis mostrou ao mundo o blues primitivo e visceral do lobo uivante, através de regravações de artistas como Stones, The Doors e Jeff Beck .
Além do estilo de cantar e tocar gaita como ninguém a performance no palco de Howlin Wolf , que morreu em 1976, era a essência do estilo visceral . Ele se ajoelhava e se arrastava no palco em interpretações de total entrega. E essa atitude ele tinha desde o inicio da carreira numa pegada totalmente rock and roll quando o estilo nem mesmo existia. E Howlin Wolf ficou como o maior dos bons vilões da história do blues.
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Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi