Ouça ao vivo

Saúde de moradores de rua preocupa diante de sensação térmica de 0°C

Nos últimos dias, a sensação térmica durante as madrugadas em Campinas chegou a zero grau, segundo dados do Cepagri da Unicamp. Quem mora nas ruas sente muito mais esse frio. Nós fomos conversar com essas pessoas e houve bom humor na abordagem – fomos recebidos com música pelo Luís dos Santos Barbosa.

No caso de Francisco de Assis de 54 anos, também fomos bem recebidos, mas ele não cantou pra gente. Na verdade ele falou do frio que não consegue se acostumar.

Falou das ajudas que recebe e de como encontra conforto nas ruas. Sem música, o contato com Francisco foi também visual. Vimos lágrimas nos olhos.

Com o sr. Francisco a gente até quis entender mais a situação. Ele confessou ser alcoólatra e conta com ajuda do Caps.

O Caps é um programa da prefeitura de Campinas, na área de assistência social. Com o tempo de frio, esse e os outros programas são reforçados dento da Operação Inverno, como explica a assessora da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, Elaine Jocelaine Pereira, com foco na saúde dessas pessoas.

Uma das preocupações é em relação ao consumo de álcool nesse período. Em Campinas, no ano passado, quatro moradores de rua morreram devido o frio.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.