Ouça ao vivo

Escola de Cadetes de Campinas se adapta para receber primeiras mulheres combatentes

 As alas que vão receber as primeiras mulheres combatentes do Exército já estão prontas na EsPECex, em Campinas.  As alunas vão ingressar no início de 2017, mas já devem estar se preparando. A expectativa é que o concurso tenha entre 150 e 160 candidatas por vaga. Ao todo são 40 vagas, com inscrições que vão até 28 de junho.

Thainá Gonçalves Pinheiro tem 20 anos, é filha de militar e conta que sempre vontade de ingressar numa carreira assim. Ela é formada na área de Recursos Humanos e se sente honrada em participar de um momento histórico dentro do exército.

Até uns anos atrás, uma mulher na linha de combate parecia bastante improvável dentro do Exército. O próprio comandante da EsPECex,  Coronel Gustavo Henrique Dutra Menezes, que vai receber essa primeira turma de combatentes femininas não imaginava uma situação assim. Hoje, a expectativa do Coronel é alta, apostando até numa mudança de perfil dentro da Escola de Cadetes.

No exército, as mulheres estão há 30 anos, mas apenas em três carreiras – administrativa, de saúde e científica. A partir de 2017, estarão também no combate e ai vai ficar tudo igual aos homens – as quatro carreiras militares.

Aliás, igualdade também na formação dentro da escola de cadetes e no processo seletivo, como reforça o comandante Coronel Dutra.

As informações para inscrição e edital do concurso estão no site www.espcex.ensino.eb.br.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.