Ouça ao vivo

Professores e alunos fazem ato contra piquetes na Unicamp

Os professores da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp organizaram um ato na manhã desta quinta-feira contra o que chamam de coação por parte do movimento grevista na universidade. Vestindo branco, docentes, alunos e funcionários se reuniram com faixas no prédio do instituto. Eles pediram o fim dos piquetes e dos bloqueios das salas de aula durante a greve de parte das categorias.

A intenção do protesto, segundo a diretora da Faculdade de Engenharia Química, Marisa Beppu, é mostrar que o direito de manter as atividades normais deve ser preservado, mesmo com a paralisação. A diretora da faculdade diz que o número de piquetes no curso é menor se comparado a outros institutos devido a maior unidade entre alunos, professores e funcionários, mas pede o fim dessas ações.

Em um dos casos divulgados nas redes sociais, um professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Cientifica tenta dar aula enquanto alunos grevistas apagam o conteúdo da lousa. Para Marisa Beppu, o movimento grevista não pode impedir que as aulas e os trabalhos sejam mantidos e por isso alega que um clima de animosidade cresce cada vez mais no meio acadêmico.

O protesto foi organizado um dia depois do ato de docentes, estudantes e trabalhadores em greve. Vestindo preto, eles fizeram uma passeata que começou em uma das entradas e tomou as vias do local. A mobilização em forma de cortejo fúnebre fez uma série de reivindicações. Entre elas, o aumento do repasse para a Universidade Estadual de Campinas e a melhoria na política de cotas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.