Ouça ao vivo

Unicamp eleva tom sobre ocupação e PM diz estar pronta

Em nota divulgada nesta sexta-feira, a Unicamp negou que tenha marcado uma reunião com os estudantes que ocupam a reitoria há mais de 40 dias. O encontro foi divulgado pelos alunos, que temem o cumprimento da reintegração de posse. Consultada, a PM disse estar pronta para a ação.

No comunicado, a instituição diz que pretende tomar as medidas cabíveis contra o descumprimento da medida judicial expedida no mês de maio. Na liminar, o juiz Wagner Roby Gídaro, da 2ª Vara da Fazenda Pública proíbe piquetes no campus, sob pena de multa e reintegração de posse.

Ao longo da ocupação, porém, diversos bloqueios com o apoio de funcionários e professores em greve foram registrados na universidade. Por esse motivo, a Unicamp elevou ainda mais o tom e voltou a afirmar que as oportunidades de diálogo com os estudantes se esgotaram.

No texto, a Administração critica as ações que considera excessivas por parte do movimento estudantil e ainda nega que tenha feito ameaças. Por fim, informa que os incidentes envolvendo manifestantes nas unidades de ensino e pesquisa serão apurados de maneira interna.

Na manhã desta sexta-feira, entre 7 e 9 da manhã, os estudantes bloquearam duas portarias do campus, o que afetou o trânsito na região. O ato travou as entradas pelas avenidas Professor Atílio Martini e Romeu Tórtima e foi encerrado após uma passeata dentro da universidade.

Os estudantes não quiseram se manifestar ou gravar entrevista e, apesar da expectativa, o clima se manteve tranquilo até o final da manhã.

Ouvida pela produção, a Polícia Militar informou que já tem todo o planejamento para reintegração de posse da reitoria da Unicamp. A corporação conta que já possui as informações necessárias e espera alguns fatores para a ação. Um deles é o pedido da própria Unicamp.

A ocupação da reitoria é motivada por pautas como cotas étnico-raciais, ampliação da moradia e em protesto ao corte de verbas de R$ 40 milhões.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.