Ouça ao vivo

Barragens de Amparo e Pedreira dependem de autorização

Barragens serão construídas em Amparo e Pedreira (Foto: Leandro Las Casas)

Durante visita a região de Campinas, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que a licitação simultânea das barragens de Pedreira e Amparo depende somente do aval da Secretaria do Tesouro Nacional.

As obras são vistas como principal solução para o abastecimento na região de Campinas, já que a captação é feita a fio d’água na maior parte dos municípios e os reservatórios serviriam para o armazenamento próprio.

A verba para a construção das barragens de Amparo e Pedreira foi aprovada no início de junho e o cronograma já está atrasado em um ano. Com isso, a expectativa é que tudo fique pronto em meados de 2019.

Enquanto isso, o governador voltou a descartar uma nova crise hídrica no estado. Questionado sobre o nível dos mananciais em plena estiagem, defendeu que medidas foram tomadas após o período entre 2013 e 2015.

Além das represas na região de Campinas, ele cita as obras do Sistema Produtor de Água São Lourenço e da ligação entre o Cantareira e a Bacia do Paraíba do Sul, que devem aliviar o panorama nas cidades da região.

O tucano também foi indagado sobre a morte de um jovem de 15 anos no dia 24, na capital paulista, e de um homem de 22 anos em Ourinhos. Nos dois casos, disse que os policiais militares foram afastados das funções.

O menor foi atingido por três tiros quando fugia da PM em um carro furtado com outros dois homens.  A corporação diz que ele foi baleado durante o tiroteio. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas morreu.

No outro caso, no início do mês, um jovem de 22 anos foi baleado no pescoço. Ele estava em um carro que foi parado pela polícia na cidade de Ourinhos. Ouvido, o policial declarou que o disparo foi acidental.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.