Ouça ao vivo

Vias principais de Campinas passam a ter faixas exclusivas de ônibus

A prefeitura anunciou 7,5 km de faixas exclusivas de ônibus em Campinas. As vias que vão receber são: rua da Abolição, Av. da Saudade, Av. Campos Sales, Av. Benjamin Constant, rua Carolina Florence e Buarque de Macedo. A partir desta quinta-feira (30/06), a Benjamin já terá a alteração. Nela, a faixa da direita será permanentemente exclusiva para o transporte público.

Um detalhe chama atenção. Tem terminal de ônibus na esquerda, o que significa que eles vão terão que atravessar. O secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, garante que será implantado um esquema no trânsito.

Outra via que terá faixa permanente é a Campos Sales. Nela, já existe uma faixa de ônibus na direita e agora, o que muda é que haverá uma também na esquerda. Dessa forma, o estacionamento de veículos fica proibido na avenida.

Nos casos da Abolição, Saudade, Carolina Florence e Buarque de Macedo as faixas ficarão na direita, funcionando nos horários de pico das 6 às 8 e das 16 às 19 horas. Nelas também haverá proibição em alguns trechos do estacionamento.

O secretário, Carlos José Barreiro, explica que em um primeiro momento, não haverá multas, mas sim orientações.

Para o motorista, tentamos esclarecer alguns pontos. Por exemplo, como o motorista vai acessar vias à direita na Benjamin. O secretário exemplificou com o Mercadão. Motorista deve ficar atento à sinalização.

O argumento para a instalação das faixas exclusivas de ônibus é o impacto para o transporte público, que segundo a prefeitura ganha agilidade.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.