O Procon de Campinas aplicou no primeiro semestre deste ano R$355 mil em multa contra as intituições financeiras da cidade. O montante é resultado de 1.155 processos individuais e coletivos propostos pelo consumidor contra diversos bancos e financeiras. De acordo com a diretora do Procon, Viviane Carvalho de Moura Belmomt, no caso dos processos individuais, as reclamações mais comuns foram as cobranças de tarifas como de abertura de crédito , emissão de boleto , de cadastro , de renovação de cadastro , desconto indevido de cartão de crédito , cobrança em duplicidade e outras.
Já no caso das reclamações coletivas, a maioria diz respeito ao não cumprimento de leis municipais , como por exemplo, falta de sanitários e bebedouros nas agências bancárias , o tempo de permanencia nas filas e a falta de cartazes para atendimento preferencial. O relatório das reclamações do consumidor contra os bancos e financeiras, segundo a diretora do Procon, é resultado do multirão de decisões que foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre. O relatório semestral com os dados sobre outros setores já está em fase de conclusão.