Ouça ao vivo

Prefeitura finaliza edital de licitação do lixo de R$ 380 milhões

Com a realização da última audiência pública sobre o tema, a Prefeitura Municipal de Campinas passa a encaminhar o processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelo recolhimento e direcionamento do lixo na cidade. O Secretário Municipal de Infraestrutura, Dirceu Pereira Junior, garantiu que o edital para gestão do lixo urbano está adequado ao que foi definido pelo Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Entre as exigências atendidas, o edital determina que a empresa ou consórcio contratado faça a instalação de eco-pontos para logística reversa e a implementação da USBE, Unidade de Segregação, Beneficiamento e Trituração, que é uma espécie de usina que processa mil toneladas de lixo por dia, com separação e tratamento antes de ir ao aterro.

Um tema muito questionado pelo público que participou das audiências públicas foi sobre a vida útil do aterro sanitário Delta A. O Secretário esclareceu que a administração municipal garante a vida útil do Delta A até pelo menos o término do contrato de 4 anos com a próxima empresa responsável pelo lixo.

Outro questionamento foi do Diretor do Departamento de Responsabilidade Social do Ciesp Campinas, Luiz Fernando de Araújo Bueno, que sentiu falta do quesito educação ambiental. O Secretario Dirceu Pereira Júnior afirmou que a Secretaria Municipal de Educação tem projetos nesse setor atendendo ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

A concorrência terá que ser finalizada até dezembro desse ano, quando termina a prorrogação do contrato atual que é mantido com o consórcio Tecam. Trata-se da maior licitação da Prefeitura de Campinas, no valor de R$ 380 milhões.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.