Ouça ao vivo

Nigeriano divulga livro que ensina Yorùbá (Nagô)

Texto: Assessoria de Imprensa Decom

As diversas formas de discriminação racial foram abordadas de forma lúdica pelo professor e escritor nigeriano Gideon Babalolá Ìdòwú durante workshop realizado na tarde desta sexta-feira, dia 15 de setembro, na sede da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir). O objetivo da visita de Ìdòwú à Cepir foi trazer mais conhecimento à população afro-brasileira do município, bem como difundir o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria, vinculada à Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, para outras comunidades brasileiras e estrangeiras.

“Essa visita enriquece nossa cultura, porque ele ( Ìdòwú) nos trouxe mais conhecimento tanto da nossa religião quanto da África, lugar de onde todos nós viemos. É o nosso passado!”, destaca o coordenador da Cepir, Benedito José Paulino. Para o escritor nigeriano, a proposta do workshop “é fazer as pessoas refletirem sobre a discriminação racial de maneira lúdica porque assim elas ficam mais abertas e assimilam melhor as informações sobre as nossas raízes e cultura, principalmente quando falo sobre a Língua Yorùbá (Nagô)”, contou Ìdòwú.

A língua Yorùbá é o idioma usado por mais de 80% da população da Nigéria, além da República de Benin e em algumas partes de Gana, na África. Esse idioma foi trazido ao Brasil durante a época de comércio de escravos e influencia até os dias atuais diversos ramos culturais brasileiros como a Língua Portuguesa, culinária, costumes, religião, tradição, entre outros. Ainda de acordo com o escritor, o trabalho desenvolvido pela Cepir proporciona “esse ato cultural e o fato de ela abrir esse espaço é muito importante para a sociedade”, completou ele.

O workshop faz parte das atividades propostas pela Cepir e visam “aprofundar o estudo da história africana, colaborando para a erradicação da falta de conhecimento das nossas raízes, conforme preconiza a Lei Federal nº 10.639/2003”, explica o coordenador da Cepir, Benedito José Paulino. Esta lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Ìdòwú, formado em Língua e Literatura Ocidental (Western Language and Literature – Spanish) pela The University of the State of New York/EUA, é autor de um dos primeiros livros publicados no Brasil sobre a Língua Yorùbá, intitulado “Uma abordagem Moderna ao Yorùbá (Nagô)”.

Neste sábado, dia 16 de setembro, e na próxima semana, Ìdòwú fará outras visitas em diversos locais e workshops em Piracicaba e na Unicamp.

Confira a programação:

15 de setembro – sábado

Horário e local: das 9h às 10h30 – Visita à Casa da Dinda – conversa com

jovens estudantes dos cursos fornecidos pela Casa, na Vila Marieta

Horário e local: das 12h30 às 13h – Visita à Editora Maloca, na Vila União

Horário e local: das 14h às 16h30 – Visita à Fazenda Roseira

Horário e local: 17h – Conversa com Movimento Negro Unificado (MNU) de

Campinas, na Casa de Cultura Tainã, na Vila Padre Manoel de Nóbrega

17 de setembro – segunda-feira

Horário: das 15h às 21h30 – workshop “A Língua Yorùbá e Cultura Africana”,

como parte das atividades educativas do Centro de Documentação, Cultura,

Politica Negra e Projeto de Fusão Cultural Afro

Local: Biblioteca Pública de Piracicaba

18 de setembro – terça-feira

www.edeyoruba.com

Horário e local: das 9h às 12h – Visita ao Departamento de Linguística da

Unicamp

Horário: das 14h às 16h – workshop “Cultura Africana e Língua Nagô”

Local: Sala Multiuso – CIS Guanabara/Preac Unicamp

19 de setembro – quarta-feira

Horário: das 10h às 17h

Local: Museu Afro Brasil/SP – curador Emanuel Araújo

20 de setembro – quinta- feira

Horário: das 9h às 17h – Gravação e registro de músicas Yorùbá, cantadas

pelo Professor Gideon

Local: Casa de Cultura Tainã.

Contato: www.edeyoruba.com

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Filme com Wagner Moura estreia nesta semana nos cinemas da região

O longa traz como um dos protagonistas o ator brasileiro Wagner Moura. Ele interpreta um fotojornalista que ao lado de sua parceira faz o trabalhado de registrar a dimensão do conflito. Mas, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também se tornam o alvo.

Festival do Morango e Mercado Místico acontecem neste fim de semana em Campinas

Neste fim de semana, a Estação Cultura recebe o Mercado Místico e o Festival do Morango. Esta edição contará com mais de 70 expositores com uma variedade mística como kits energéticos, chapéu de bruxa, varinhas mágicas, bastões, pedras e cristais, incensos, velas, difusores, baralhos e tarot, livros e diários, produtos wicca. Já a 2ª edição do Festival do Morango tem como destaque o merengue gigante que pesa até 50 quilos rendendo centenas de porções e promete atrair a atenção do público, além de um variado cardápio gastronômico.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.