Notícias Geral

Moradores do entorno de Viracopos discordam com desapropriação

henrique
Henrique Bueno, terça-feira, 25 set 2012 16:51
Ilustração mostra novo terminal de Viracopos (Foto: Divulgação)

A ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, depende da aprovação do Plano Local de Gestão da Macrozona 07, que prevê o remanejamento de cerca de 7 mil famílias que vivem nos bairros vizinhos ao terminal. A secretaria de planejamento e desenvolvimento urbano apresentou uma proposta de reurbanização da área, removendo essas famílias para outras regiões próximas ao aeroporto.

O problema é que a população desses locais, principalmente aqueles que vivem nos bairros Jardim Itaguaçu e Campo Belo, ainda têm muitas dúvidas sobre como deverão acontecer as desapropriações. Os moradores da área continuam mantendo uma postura de resistência sobre a retirada das famílias dos bairros. Mas afirmam que estão agindo dessa maneira por causa da insegurança sobre o próprio futuro.

A proposta de reurbanização da região de Viracopos prevê a busca de recursos para a construção de moradias para a população que vive na área que deverá ser desapropriada. A previsão é de que as famílias sejam retiradas aos poucos, à medida que o processo de ampliação do terminal for avançando. A previsão é que as 7 mil famílias sejam retiradas num prazo de até 10 anos, a partir da aprovação do Plano Local de Gestão da Macrozona 7.

 

image

Cotações, Índices e Cambios

image
image
image