Ouça ao vivo

A obra Prima de Noel Rosa

Ninguém aprende samba no colégio. Apesar do desejo do pai, ele não foi doutor, mas se eternizou como o “poeta da Vila”. Noel de Medeiros Rosa, nasceu em 11 de dezembro de 1910. O violão apareceu por volta dos quinze anos, daí em diante os livros já não faziam parte de seu universo, apesar de frequentar  a escola. Foi no ano de 1929, precisamente no dia 27 de julho, que apresentou sua primeira composição “ Minha Viola” – O grupo Bando de Tangarás, a primeira experiência musical de Noel Rosa fez sucesso por muito tempo, tocando em cinemas, rádios e teatros gratuitamente, porque na época ser músico popular e ganhar por isso tinha uma conotação   marginal. O grupo também contou com dois dos nomes mais importantes da música popular brasileira com Almirante no vocal  e Braguinha  no pandeiro.

Mas em 1931, decido, resolveu pelo samba e deixou o curso de medicina para trás. A criatividade era tanta que neste mesmo ano lançou  mais de 20 canções. A música “ Gago apaixonado” foi a responsável pela aproximação e amizade do compositor com Marília Batista  que foi a sua  intérprete preferida. Posto que também era divido por Aracy de Almeida.

O rádio era o grande veículo de entretenimento, o programa de Ademar Casé foi um ambiente que o cantor da vila freqüentou muito tempo.  E em 1936 Noel ao lado de Marília Batista gravou “ Cem mil Reis ”, foi a sua  primeira gravação lançada pela Odeon.

Apesar de ser baixo, magro, ter o maxilar inferior fraturado pelo fórceps, devido á complicações no parto, Noel Rosa cativava as mulheres com sua inteligência e sambas. Os cabarés da lapa eram muito presentes em sua vida além  é claro, as brigas,  os amores , e sua grande paixão Ceci.

Noel Rosa que morreu muito jovem com 26 anos em 4 de maio de 1937–nos deixou composições maravilhosas que estão presentes em rodas de samba por todos os cantos. Como e emblemática “ conversa de botequim ” uma sintonia perfeita da letra de Noel com o arranjo do grande parceiro o paulistano Vadico.

Autor de quase 300 canções Noel Rosa foi um verdadeiro cronista de seu tempo.  Sua habilidade em escrever foi inquestionável o que ajudou a consolidar o samba como o  gênero de maior representação  da música brasileira.

Confira esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.