CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Embrapa aponta déficit de arborização em Campinas

Pesquisa inédita realizada pela EMBRAPA Monitoramento por Satélite aponta que Campinas registra um deficit de 365 mil árvores. O censo da Arborização Viária foi feito com base em imagens de

Embrapa aponta déficit de arborização em Campinas
Pesquisa inédita realizada pela EMBRAPA Monitoramento por Satélite aponta que Campinas registra um deficit de 365 mil árvores. O censo da Arborização Viária foi feito com base em imagens de alta resolução de satélites e também com a verificação feita pelos pesquisadores nas ruas da cidade. Segundo o coordenador do trabalho, Ivan Alvarez, foram verificados 4.863 km […]

Pesquisa inédita realizada pela EMBRAPA Monitoramento por Satélite aponta que Campinas registra um deficit de 365 mil árvores. O censo da Arborização Viária foi feito com base em imagens de alta resolução de satélites e também com a verificação feita pelos pesquisadores nas ruas da cidade. Segundo o coordenador do trabalho, Ivan Alvarez, foram verificados 4.863 km de ruas, avenidas, canteiros centrais e rotatórias, ou seja, que estão sob os cuidados do poder público municipal.

Foram levantadas 120 mil árvores , o que representa uma para cada nove habitantes. Apenas cinco por cento são mudas o que aponta que o plantio fica a quem do esperado. De acordo com os dados do DPJ, no período de janeiro a atrássto deste ano foram plantadas cerca de 10 mil árvores nas ruas e avenidas. No mesmo período foram feitos cerca de 8 mil pedidos para podas e extrações. De acordo com o Guia de Arborização Urbana de Campinas, o município teria que ter uma árvore a cada 10 metros, o que não acontece.

A pesquisa da Emprapa aponta que as áreas mais arborizadas de Campinas ficam na região norte e as com maiores deficits são o centro da cidade e a região sul.O Diretor do Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura de Campinas, Edson Roberto Navarrete, explicou que a pesquisa o surpreendeu , pois, só ficou sabendo através da imprensa.

O coordenador do Censo da Arborização Viária de Campinas, Ivan Alvarez,disse que foram realizadas várias reuniões ao longo do período em que a pesquisa estava sendo realizada, no entanto o poder público não demonstrou interesse em acompanhar o trabalho . A proposta da pesquisa inédita feita pela Embrapa Monitoramento por Satélite é servir de parâmetro para a aplicação de políticas públicas com critérios técnicos e profissionais na arborização da cidade.

A pesquisa poderá servir de parâmetro também para outros municípios.

Compartilhe

Conteúdos