O balanço anual do PROCON Campinas mostrou uma mudança na liderança do ranking. Em 2012, o setor de financeiras alcançou a liderança e substituiu o setor de telefonia.
Entre 1º de dezembro de 2011 e 30 de novembro de 2012, o Procon atendeu 29.717 reclamações de consumidores. Deste total, 4.523, o que representa 15,22%, foram queixas registradas contra financeiras. No ano passado, esse segmento estava em 7º lugar com 2.155 reclamações registradas.
Uma ação que aumentou nesse ano foi dos chamados pastinhas, segundo a diretora do Procon Campinas, Viviane Belmont.
A telefonia fixa que liderava o ranking em 2011 caiu para a 5ª colocação em 2012. Para a diretora do Procon, essa diminuição ocorre pela mudança de hábitos da população.
O relatório anual também mostrou um aumento na arrecadação de recursos vindos de multas aplicadas e recolhidas.
Em 2011, o total foi de R$12.713,09 e até o final de novembro de 2012 este número era de R$1.132.707,89.
Segundo Viviane Belmont, este valor é do valor final da ação feita pelo Procon.
Os recursos arrecadados com as multas do Procon de Campinas são gerenciados pelo Fundo Municipal de Direitos Difusos e o dinheiro só pode ser usado para melhorias no Procon.