Ouça ao vivo

O Rock Rural de Sá, Rodrix e Guarabyra

A versão brasileira do Country Rock teve  o seu maior expoente no trio Sá, Rodrix e Guarabyra,. Eles criaram uma filosofia de vida e um  estilo musical que fez uma  união do som urbano   com o campo,   o  chamado   rock rural .      Luiz Carlos Pereira de Sá, José Rodrigues Trindade e Guttemberg Nery Guarabyra Filho,  amigos que tinham em comum o mesmo estilo de composição laçaram em 1972  o excelente trabalho intitulado  Presente, Passado e Futuro. Eles tiveram um início avassalador e  conquistaram sucesso e prestígio  dentro do circuito cultural da época. Porém depois do segundo disco Terra lançado no ano seguinte Zé Rodrix  cansado da vida na estrada  resolveu deixar o grupo e foi trabalhar no mercado publicitário, aonde obteve grande êxito. Também fez trilhas para o cinema, teatro e tv;  bem como  participou do grupo paulistano Joelho de Porco.

Sá e Guarabyra mantiveram o projeto e acabaram se tornando referencia nessa sonoridade que une as raízes do interior com a cidade. Foi uma fase inspiradíssima que marcou  o Brasil com vários sucessos. Em 2001, depois de alguns encontros,  o trio  voltou em definitivo ao se apresentar no Rock in Rio III. Na seqüência foi lançado em 2002 o CD e DVD  “Outra vez na estrada – ao vivo ”. Mais do que um simples revival esse foi o ponto de partida para o retorno da carreira a três encerrada prematuramente.

O talento dos três em carreira solo   já foi reconhecido e premiado em diversos Festivais. Bem como vários interpretes da música popular brasileira já gravaram  suas músicas. O trio tem  um repertório editado com  mais 300 canções . O projeto  intitulado Amanhã lançado em 2010 mantém a tradição da qualidade musical e profissionalismo dos três .   Com  12 músicas inéditas esse disco manteve  a força autoral do trio.e de certa forma se tornou uma bela homenagem do trio ao público uma vez que Zé Rodrix tinha morrido em 2009.

O trabalho de  Sá, Rodrix e Gurabyra, principalmente no inicio da carreira,  deixou um legado que vai além da questão de unir sonoridades do urbano com o campo. Porém sim fomentar no cenário nacional uma cultura popular que andava menosprezada.

foto: divulgação Sá, Rodrix e Guarabyra

 

Acompanhe essa edição.

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.