Ouça ao vivo

Procon autua 15 empresas por irregularidades no SAC

O atendimento ao consumidor já é motivo de piada nas redes sociais há algum tempo como a descrença do cliente em ser atendido via telefone quando precisa registrar uma reclamação. Novas leis tentam obrigar as empresas a corrigir a postura. Mas, o que mostra um novo levantamento feito entre janeiro e março deste ano pelo Procon Campinas que mesmo com normas em vigor há anos empresas descumprem regras impostas por lei para o Serviço de Atendimento ao Consumidor, o chamado SAC. Ao todo 15 empresas foram autuadas. Foram constatadas 49 irregularidades. Os serviços prestados são de companhias aéreas, empresas de telefonia, bancos, financeiras e planos de saúde.  Diretora do Procon Campinas, Lúcia Helena Magalhães, observa que da lista algumas já constam há anos no topo das reclamações.

Das empresas fiscalizadas, 60% delas não informam no início da ligação o número do protocolo. 67% não apresentam opção de reclamação e cancelamento de serviços e contratos no primeiro menu eletrônico. Sem contar com o item que mais irrita os consumidores: a ausência da opção no menu para falar com atendente. Outro ainda mais constrangedor segundo a diretora do procon é a vinculação de mensagem publicitária durante a espera na linha, que aliás não deve ultrapassar os 45 segundos para serviços financeiros e 60 segundos para outros tipos de produtos. Lúcia Helena Magalhães acredita que regular o SAC é fundamental para coibir os abusos.

As empresas notificados têm prazo de 10 dias para responder ao procon e se adequarem à legislação antes da emissão de multa. No site do Procon Campinas foi criado um item específico para as reclamações do SAC.

O site é o procon.campinas.sp.gov.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.